domingo, 30 de setembro de 2012

São Paulo ganha mais quatro estações de empréstimos de bikes.



O sistema de empréstimo de bicicletas foi ampliado em São Paulo. Três das novas estações estão localizadas no bairro do Itaim Bibi e a quarta foi inaugurada na Vila Olímpia.

As estações foram inauguradas em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, ocorrido no penúltimo sábado (22). Agora serão 30 pontos de retirada e devolução, os demais postos funcionam nos bairros da Vila Mariana, Vila Nova Conceição, Jardins e Paraíso. Totalizando, 300 bicicletas disponíveis para os paulistanos, sendo que o ciclista é cobrado somente após meia hora de uso.

Após esse tempo, o usuário deve pagar cinco reais a cada 30 minutos. Uma das vantagens desse sistema é que a bike pode ser devolvida em qualquer estação, ou seja, se o usuário tiver uma estação perto de casa e outra perto do trabalho, ele pode realizar o trajeto com ela e se gastar até meia hora no percurso poderá fazê-lo sem custo algum.

Não há limite de empréstimo diário, basta que o usuário dê um intervalo de ao menos 15 minutos. De todas as estações, a Brigadeiro é a campeã de retiradas. Enquanto que a do parque Ibirapuera lidera a lista das que são entregues mais rapidamente.

Os usuários se cadastram previamente pela internet e têm o serviço disponível diariamente, entre 6h e 22h. O Bike Sampa é uma parceria da prefeitura com três empresas: Samba, Sertell e Itaú-Unibanco. Por conta disso, pode se ver a marca do banco Itaú estampada nas bicicletas.

O programa de empréstimo Bike Sampa está em sua segunda etapa, que tem a previsão de somar cem estações e mil bikes disponíveis até o fim do ano. De acordo com o planejamento, serão três mil bicicletas em 300 estações em diversas regiões da capital paulista. Com informações da Folha.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A vida é curta, viva os seus sonhos e compartilhe suas paixões.

Esta é a sua vida. Faça o que você ama, e faça sempre.

Se você não gosta de algo, mude. Se você não gosta do seu emprego, se demita!

Se você não tem tempo suficiente, pare de assistir televisão.

Se você está procurando o amor da sua vida, pare. Eles estarão esperando por você quando você começar a fazer as coisas que você ama.

Para de analisar demais, a vida é simples. Abra sua mente, braços e coração para novas coisas e pessoas. Nós somos unidos em nossas diferenças.

Algumas oportunidades só aparecem uma vez, agarre-as! Viaje frequentemente. Se perder vai te ajudar a se encontrar.

Todas as emoções são bonitas. Quando você comer, aprecie cada mordida.

Pergunte qual é a paixão da próxima pessoa que você ver. Divida seu sonho inspirador com eles.

A vida é sobre pessoas que você conhece, e as coisas que você cria com elas. Então, vá para fora e comece a criar.

A vida é curta, viva os seus sonhos e compartilhe suas paixões.


domingo, 16 de setembro de 2012

GBike - Mobilidade para os funcionários GOOGLE !!



Ela não tem 3G, não capta rede WiFi, nem chega perto de exibir alguma modernice ou dar suporte à gadgets. Ainda assim, pode chamá-la de bicicleta  do Google.



Conhecida dentro da empresa como Gbike, ela é usada pelos funcionários para deslocamentos entre os prédios na sede de Mountain View, na Califórnia.

Apesar da simplicidade, a GBike foi a vencedora em um concurso com quase três dezenas de modelos concorrentes, numa votação que envolveu os empregados da corporação. A ideia era substituir a frota antiga, com dois anos de idade. E a solução veio ao estilo Google: uma equipe interna de engenheiros ganhou a tarefa de desenvolver novos projetos.


A competição ganhou apenas quatro critérios: produção fácil, acessibilidade, conforto e segurança. A eleita pelos googlers tem inspiração retrô, com direito a cesta de metal, paralamas e sinos. O toque final fica por conta das cores azul, amarela, vermelha e verde, presentes no clássico logo da gigante das buscas.


VÍDEO!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Vèlib - Locação de bicicletas.


  Você já ficou parado por horas num congestionamento? Já percebeu como as ruas parecem ter ficado menores e as distâncias maiores? Pois essas observações são frequentes nas cidades, não mais apenas as grandes, mas as pequenas já sofrem desses males também. Nos últimos anos vimos crescer de forma intensa o número de carros que circulam nas cidades e as ruas e rodovias não acompanharam esse processo. As pessoas parecem correr cada vez mais contra o tempo para chegar aos seus compromissos nas horas certas mas a cada dia fica-se mais tempo no trânsito.



Uma das ideias de se pensar coletivamente em busca de um desenvolvimento sustentável está na procura por soluções que possibilitem minimizar a emissão de gases tóxicos e também mobilidade urbana, sempre numa medida de relação justa. Pensando nisso, será que estamos fazendo algo nesse sentido para a proposta de uma sociedade sustentável? Desde a segunda metade do século XX, a aquisição de automóveis é visto como um símbolo de status e, em muitos lugares do mundo têm se mostrado como uma das poucas opções de transporte, visto que o transporte público não é eficiente. Assim, vemos um crescimento enorme da frota de automóveis tanto nas pequenas quanto nas grandes cidades, enfatizado ainda com a redução de impostos pelo governo. 



A questão da mobilidade se transformou num assunto de grande importância com a intenção de repensar as formas como nos deslocamos hoje. Jan Gehl, arquiteto dinamarquês responsável por mudar a cara de Copenhague, explica que as nossas cidades foram projetadas para dar espaço aos carros e a formação de congestionamentos é, sem dúvida, uma dos maiores problemas das grandes cidades do mundo. A solução, segundo ele, é a oferta de mais opções de locomoção. Só ciclovias ou só transporte público não resolvem, mas uma combinação dos dois com boas calçadas e vias exclusivas de pedestres começam a deixar a cidade mais interessante e a dependência que se desenvolveu do carro começa a diminuir. Mas, ainda assim, muita gente vai continuar se locomovendo de carro, por comodidade. Para Gehl, “quanto mais ruas, mais carros, quanto menos ruas, menos carros. Se você oferecer infraestrutura, a sociedade vai utilizá-la. Então, tirar espaço dos carros, ou proibir que estacionem nas ruas, são algumas das formas de garantir que eles sejam menos usados, em especial em curtos trajetos. E aí, as pessoas que realmente precisem de um veículo para se locomover, seja porque a distância é longa demais, seja porque é uma emergência, terão espaço para dirigir”.



Ao encontro dessa questão, as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana aprovada este ano no Brasil aponta que os carros deixaram de ser prioridade nas discussões e no planejamento de mobilidade das cidades e ganharam destaque os meios de transporte não motorizados e os serviços de transporte urbano. Em grandes cidades do mundo, além de uma oferta de mais tipos de serviços de transporte urbano há também restrições a circulação de carros em determinadas regiões da cidade ou em determinados horários. Londres, por exemplo, só permite a circulação de carros no centro da cidade se pagar pedágio. O mesmo está acontecendo com Barcelona. Paris criou ciclovias por toda a cidade que deu certo e espandiu-se para o serviço de carros.


 O sistema de aluguel de bicicletas em Paris possibilita qualquer um andar pela cidade nas centenas de quilômetros de ciclovias!