quinta-feira, 25 de abril de 2013

MOBILIDADE URBANA ALFENENSE

“MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL”
Cicloativista de Alfenas desenvolve projeto para ciclovias na cidade.

   Clérison Esteves - 30 anos, morador da cidade e ciclista a mais de 16 anos, desenvolveu o projeto chamado “Alfenas Ciclista Cidadão” com o intuito de favorecer o crescimento sustentável da cidade, observando a necessidade de padronização e inclusão dos ciclistas no trânsito pelo grande fluxo da mesma, tomando como base as necessidades dos ciclistas que usam este meio de transporte com crescente frequência na cidade.
Diversas classes sociais fazem o uso da bicicleta como meio de transporte pela economia e praticidade de tal, mesmo com as dificuldades encontradas como falta de bicicletários (estacionamento de bicicletas) e também ciclovias ou ciclofaixas para serem usadas, causando uma desordem e insegurança para todos os usuários das vias (ruas) da cidade, afetando motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
O projeto  abrange boa parte das principais ruas e avenidas da cidade; mas precisa de apoio do poder público para realizar pesquisas como a contagem de ciclistas em pontos estratégicos com o ideal de se obter estatísticas como: direção seguida, sexo, idade, bicicleta com carga, bicicleta de passeio, equipamentos de segurança, horários de pico, ...etc.


"Alfenas conta com uma boa quantidade de bicicletas trafegando pelas ruas da cidade, porém, sem instruções de segurança ou de conduta." (Diz Clérison)

   Uma boa parte destes ciclistas são jovens que frequentam os centros comerciais e vivenciais (PRAÇA/RODOVIÁRIA) e trafegam pelas principais avenidas da cidade, que são muito movimentadas por sinal, tanto por veículos motorizados, quanto por pedestres e “veículos de propulsão humana”, como é o caso das bicicletas.
   Infelizmente, estes usuários de meios de transporte movidos pela propulsão humana não têm acesso à informação alguma quando se diz respeito a C.T.B (CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO) por falta de iniciativo e apoio dos órgãos competentes do município.
   Os meios de transporte individuais e de propulsão humana estão inclusos no plano de “MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL” do governo federal estabelecido na lei (12.587) sancionada pela Presidenta Dilma Rousseff ,onde cidades com mais de 20.000 habitantes terão obrigatoriamente o prazo de 3(três) anos para desenvolver projetos que favoreçam e incentivem pessoas a utilizarem transportes menos poluentes, mais saudáveis e seguros.
   Quando é citada a segurança em relação aos transportes, engloba-se a necessidade de padronização e, em geral, campanhas educativas que apontem onde estão os riscos e os benefícios, colocando todos em sintonia; pedestres, ciclistas e motoristas.
   Ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, são planos que abrangem a mobilidade para organizar e conscientizar os usuários das vias sobre o seu papel no trânsito, uma vez que, a necessidade de se locomover é um direito de todos e respeitar os que compartilham estas vias é essencial para um bom relacionamento para que o desenvolvimento de uma cidade não se torne um caos num futuro bem próximo.



   Projetos e soluções para a educação e incentivo dos ciclistas de nossa cidade foram apresentados aos órgãos municipais e estão sendo estudados para que os problemas como o mau comportamento de alguns ciclistas nas ruas como trafegar em calçadas e desrespeitar normas de trânsito sejam solucionados de uma forma eficaz e permanente. Esta causa beneficia todos os cidadãos; com mais pessoas pedalando, mais saúde, mais vagas de estacionamento para automóveis, menos congestionamentos e menos poluentes em nossa atmosfera.
   Vale ressaltar, que, comparada aos grandes centros urbanos que já possuem planos relacionados à mobilidade urbana sustentável, Alfenas só não possui mais adeptos aos transportes individuais de propulsão humana pela falta dos mínimos padrões de incentivo como paraciclos (SUPORTE PARA ESTACIONAR BICICLETAS), “PLACAS” de aviso aos pedestres e motoristas, alertando que o trânsito de bicicletas existe, e também “PLACAS” alertando os ciclistas para o cuidado com os pedestres e respeito aos cruzamentos e semáforos.

Prefeitura marca 2ª Conferência das Cidades.

A 2ª Conferência da Cidade já tem data definida: será no dia 25 de maio. A data foi definida pela Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento, que também divulgou o cronograma de preparação, incluindo as pré-conferências.

Nesta sexta-feira (dia 26) será realizada a primeira pré-conferência, a partir das 19h, na Escola Municipal Tancredo Neves. O tema em pauta a ser discutido é “Transporte, Trânsito e Acessibilidade”.
Dando sequência às pré-conferências, no dia 03 de maio, às 19h, será a vez de discutir sobre saneamento (Lixo, Água, Esgoto e Drenagem), na Escola Municipal Antônio Joaquim Vieira (Polivalente). No dia 10, no Caic, o tema a ser discutido será a moradia. 
   O tema “Organização da Cidade” será debatido no dia 17 de maio, às 19h, no antigo prédio da Escola Estadual Samuel Engel. No dia seguinte (18 de maio), a pré-conferência será sobre Desenvolvimento Rural, no bairro do Matão, a partir das 9h.

Conferência

   A programação da etapa municipal da Conferência da Cidade, no dia 25 de maio, também foi definida. Terá início às 8h, no Campus/Unidade II da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), no bairro Santa Clara, com o credenciamento e a apresentação do Grupo de Maracatu Muiriquidã. A prefeitura informa que, no dia da conferência, será disponibilizado transporte gratuito até o campus da Unifal.

   No decorrer do dia, haverá palestras temáticas, debates dos grupos temáticos de trabalho, apresentação de propostas e a eleição do Conselho da Cidade de Alfenas. A Conferência será encerrada com a escolha dos delegados eleitos para representar Alfenas na Conferência Estadual.

   A assessoria de comunicação da prefeitura informou que, na conferência, serão debatidas propostas relacionadas aos instrumentos de integração das políticas urbanas no território: política de habitação, política fundiária, mobilidade, acessibilidade e saneamento ambiental.

Propostas

   A partir dos debates, e das reflexões coletadas durante a etapa municipal, serão elaboradas propostas a serem encaminhadas às Comissões Organizadoras das Etapas Estadual e Nacional para a definição de uma Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e para a atuação prioritária do Ministério das Cidades no período de 2014 a 2016.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

BLAZE-Projeção de laser no farol da Bike!


      Este projeto de trata de um anexo com o desenho de uma Bicicleta que projeta um símbolo ma estrada à frente do ciclista. Desde então, a empresa Brooke lança sua protótipo do primeiro lote.
      Blaze é uma luz que fica ligada ao guidão projetando um símbolo de bike no chão, de 4 a 6 metros (13 a 20 pés) à frente. A idéia é que isso vai ajudar a evitar acidentes- que representam 79% das vítimas de ciclismo no Reino Unido, de acordo com valores de 2012 do Departamento de Transportes.


      Este protótipo é um tubo de alumínio de 110mm, que abriga uma luz LED e um módulo de laser, a fim de operar tanto como um farol como um alarme aos motoristas, projetando uma luz no chão.


      Tem uma bateria de lítio (1500 mAh) recarregável que dura 6 horas contínuas, ou 12 horas se estiver definido para o modo intermitente.


      O LED funciona quando separado do guidão, ou seja, BLAZE funciona como uma lanterna improvisada.


      É evidente que qualquer coisa que melhore a visibilidade do ciclista é benéfica. Supondo que o motorista ao ver a imagem do biker no chão, seu tempo de reação será mais rápido podendo evitar em questão de segundos um acidente.


Confira o vídeo de demonstração:




  GOOD PEDAL'S


terça-feira, 2 de abril de 2013

Caixa de centro de 18 velocidades - PINION P1.18


  
   Alguns sistemas de troca de marcha traseiros são problemáticos, especialmente em bicicletas de montanha. Eles ficam dobrados, e estão expostos aos elementos (água/terra/obstaculos). Enquanto cubos de transmissão selados não têm esses problemas, apesar de  acrescentarem um peso relativo, (peso este que é adicionado na parte traseira da bicicleta nos sistemas convencionais), não abaixo e no meio, onde seria uma melhor forma de se distribuir o peso. Uma empresa alemã desenvolveu o que eles alegam ser algo melhor. Uma caixa de centro selada onde se  é possível trocar marchas.


   Conhecido como P1.18, o dispositivo tem estado em desenvolvimento nos últimos sete anos. Foi lançado comercialmente apenas no ano passado e, recentemente, ganhou a atenção quando apareceu em uma bicicleta premiada no Salão anual de bicicletas na América do Norte .


Então, como é que funciona?


"A caixa de centro chamada P1.18 é construída com uma roda dentada com dois eixos paralelos de transmissões parciais, uma com três engrenagens, e o outro com seis engrenagens. A multiplicação de três por seis relações dá 18 velocidades.

        

   As engrenagens são lubrificadas com um banho de óleo de 60 ml, que os fabricantes recomendam que deve ser trocado uma vez a cada ano ou 10 mil km (6.214 milhas) - nenhuma manutenção é necessária. As engrenagens são para durar em média 60.000 km (37,282 milhas).


   
   A troca de marchas ocorre dentro da caixa, os usuários não precisam se preocupar com a substituição dos cabos. Mudanças de marcha são ativados através de um SRAM-Grip Shifter que são declaradamente "muito rápidos", e pode se passar simultaneamente várias marchas sem se pedalar.



   Além disso, a caixa de velocidades em si pesa cerca de 2,7 kg (£ 6) -, para comparação, o peso total de um kit Shimano XT com passadores traseiros e dianteiros soma cerca de 384 gramas (0,9 libras).



   Parece bom, mas é claro que nada é perfeito. Por um lado, os P1.18 não pode simplesmente ser instalado em uma bike qualquer - o quadro tem de ser próprio para recebê-lo.




   Este sistema já é comum no Brasil, só que substitui somente o câmbio traseiro, e com no máximo 8 velocidades (ShimanoNexus V.8).