quinta-feira, 20 de junho de 2013

Brasileiro cria dispositivo que faz qualquer bike gerar Energia!

O inventor brasileiro José Carlos Armelin é o responsável pela criação de um dispositivo capaz de gerar energia a partir das pedaladas. O rolo de treino é instalado em qualquer bicicleta e produz eletricidade para manter diversos equipamentos em funcionamento.


" Este produto foi criado para estimular a prática de atividade física dentro de casa e ainda se entreter com a  energia elétrica gerada, além é claro de fazer muito bem à saúde ", conta o inventor e professor José Carlos Armelin, mesmo criador da tecnologia sustentável usada há mais de cinco anos pela banda CO2 Zero, que faz shows com a energia gerada através das pedalas.


A voltagem gerada pelo sistema é de 14,5 VCC, que, ao passar por um inversor de tensão, é transformada em 115 Volts. Neste formato, a eletricidade pode energizar os eletrônicos residenciais.
O montante produzido por ser utilizado no mesmo instante ou armazenado em baterias para abastecer TVs de LED, aparelhos de som, iluminação, cabos de guitarra, amplificador de voz, games, recarregar celulares, notbooks, iPads, iPhones, Tablets e eletrônicos em geral.
A capacidade total de geração do sistema pode chegar a 150 watts, o suficiente para fazer funcionar uma TV de LED 42" ou ainda recarregar 40 celulares ao mesmo tempo. Por depender do esforço físico de quem pedala a bicicleta, a quantidade de eletricidade produzida está diretamente relacionada ao preparo de quem pedala. Pessoas sedentárias normalmente geram apenas 50 watts, mas depois de treinar poderão alcançar a capacidade total.


Nas escolas este equipamento tem grande aplicação didática, podendo ser conceito nas aulas e trabalhos de física, matemática e educação ambiental nos temas de energia, sustentabilidade e eficiência energética.
O invento vem sendo preparado para atender as academias que queiram economizar na conta de luz. A ideia é permitir que os usuários utilizem suas bicicletas para injetar a energia produzida na rede elétrica do estabelecimento, fazendo com que o valor da conta de luz diminua, além de incentivar a atividade física e a pedalar uma bike!

GOOD PEDAL'S